Um novo caminho para a cultura no Distrito Federal


Auditório do Museu Nacional Honestino Guimarães, 15/02/2011
 
Cerca de setecentas pessoas representando diversos segmentos culturais se reuniram no auditório do Museu Nacional Honestino Guimarães na última terça-feira (dia 15) para conhecer as propostas e perspectivas da 3ª Conferência de Cultura do Distrito Federal. Poetas, músicos, artesãos, escritores, cineastas, ou simplesmente amantes da expressividade cultural vieram de várias regiões do DF para participar desta iniciativa.
O evento contou com apresentações artísticas como a do rapper GOG que afirmou a importância do diálogo sobre as questões culturais no DF e também ressaltou que os espaços culturais estão se abrindo, principalmente para o segmento musical do rap, uma vez que há alguns anos atrás essa vertente musical não possuía espaço para se expressar em eventos como esse. Esteve presente também Companhia Mambembrincantes, que interpretou o Hino Nacional ao som de viola, voz e tambores e foram aplaudidos e elogiados pelo público.
Após as atrações culturais, representantes do Governo do Distrito Federal iniciaram a apresentação das propostas e expectativas da 3ª Conferência. Compondo a mesa estiveram o Secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira da Silva, o Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, José Roberto Peixe, a Deputada Rejane Pitanga (PT/DF), o presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício (PT/DF) e, representando o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o Secretário de Governo e Deputado Federal Paulo Tadeu (PT/DF).
Hamilton Pereira afirma que “A conferência não é de ninguém, ela busca escutar cada expectativa de cada cidade”, pois de nada valeria que o Estado elaborasse políticas simbólicas de cultura sem a participação social no processo.  Ele defende que o papel do Estado é induzir a produção criativa, sem preconceitos e de forma diversificada, concretizando uma democracia participativa. O Secretário de Cultura foi enfático: “Quem cria a cultura é a sociedade”.
Quem também acredita na união entre Estado e sociedade para  o desenvolvimento do segmento é o Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, José Roberto Peixe. Ele relembra a história da construção da capital, exaltando a diversidade cultural no DF, afirmando que Brasília deve ser a síntese da cultura brasileira. “O GDF vai ajudar a desenvolver esse processo por meio do debate público”, conclui.
            A Deputada Rejane Pitanga deixou claro o seu entusiasmo quanto à realização da 3ª Conferência: “Este momento é o que todos esperavam para debater, discutir, democratizar e participar das políticas públicas culturais”, afirma.  A Deputada acredita que agora estamos em um novo caminho, com mais esperanças de mudanças positivas em todos os âmbitos sociais. Igualmente esperançoso, o Presidente da Câmara Legislativa, e deputado Patrício acredita que esta é a hora de reerguer o DF, valorizando tanto as produções culturais como quem as produz.
Encerrando a apresentação da proposta do Lançamento da 3ª Conferência, o Secretário de Governo e Deputado Federal Paulo Tadeu espera que a iniciativa possa ser um marco na criação de uma política pública diferente de todas já criadas, levando a cultura aos locais mais esquecidos e excluídos. “A cultura da cidade não pode ficar restrita somente aos espaços do Plano Piloto e os recursos financeiros precisam ser aplicados de forma democrática", finaliza.
            O Lançamento teve fim com a batucada do Grupo Cultural ÓBará. Voltados para a difusão da cultura afro-brasileira e suas vertentes, o Grupo foi acompanhado desde o início de sua apresentação, no interior do auditório, até a frente do museu arrancando aplausos e elogios dos presentes no evento. 
            A expectativa para o início dos debates e discussões é grande e as Pré-Conferências Regionais, Setoriais e Livres acontecerão do dia 26 de fevereiro a 17 de abril tendo como eixos principais os temas: Diversidade, Descentralização e Democratização da Cultura, Economia da Cultura, Patrimônio Cultural e Arquitetura, e Formação e Intercambio Cultural. E a Plenária Final da 3ª Conferência de Cultura do Distrito Federal será nos dias 29 e 30 de março e 1º de abril.
            Para participar acesse o site da Secretaria de Cultura, baixe a Ficha de Inscrição e envie para conferencia@sc.df.gov.br ou entregue a ficha preenchida na mesma. Os interessados também podem retirar as Fichas de Inscrição impressas nas Administrações Regionais do DF e na Secretaria – tanto para as etapas Regionais como para as Setoriais.
            Venham fazer parte desse processo democrático de reinvenção da cultura em nossas cidades e da construção de estratégias para a transformação de nosso contexto cultural na 3ª Conferência de Cultura do Distrito Federal.




Participem! 



Em caso de dúvidas e outras informações, entrar em contato através do telefone: (61) 3325.6107 ou através do e-mail politicasculturaisdf@gmail.com





Equipe da 3ª Conferência de Cultura do Distrito Federal
"Cultura - Memória e Invenção"
Comunicação: Victoria Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário